Em Dien Bien Phu a minha querida Legião Estrangeira foi estrondosamente derrotada pelo exército comunista do general Giap.
Porquê recordar Dien Bien Phu neste momento? Porque existem muitas semelhanças entre este acontecimento histórico e os 'distúrbios' que têm animado as noites parisiences. Senão vejamos:
A derrota de Dien Bien Phu foi também resultado do imperialismo americano, das patetices do Bush Jr. e das políticas neoliberais dos neoconservadores.
A derrota de Dien Bien Phu abriu caminho a uma "intensa intervenção pública na matéria" que permitiu transformar a oprimida e explorada terra do Vietname (na altura chamada Indochina Francesa), num paraíso socialista onde corre o leite e mel. [O candidato anacleto louçã afirmou recentemente em entrevista ao DN que as contradições das sociedades actuais só seriam resolvidas se se implantasse uma sociedade socialista. E, como toda a gente sabe, o anacleto louçã tem estudos].
As ondas de choque desta batalha estenderam-se aos países vizinhos, contribuindo decisivamente para evitar a repetição dos mesmos erros (e.g. Laos).
Dien Bien Phu representa também um sinal de esperança para o estado francês: Um exército de maltrapilhos terceiromundistas derrotou o invasor francês e, mais tarde, os invasores americanos e chineses - três dos mais poderosos exércitos do mundo. Portanto, haja esperança, um dia as forças da ordem francesa conseguirão escorraçar os incendiários parisiences.
<< Blogue