25.10.05

Uma super alegre comunidade

Pelo país fora, na volta a Portugal fez para se certificar que não estava sozinho, o deputado Manuel Alegre encontrou-se com muitos socialistas encartados (no sentido de terem cartão de membro do PS). Aliás, foi numa acção de campanha do PS que se declarou candidato, depois do nim inicial. Agora que a candidatura avança, muitos desses socialistas terão de optar: ou mantém a fidelidade ao Largo do Rato e apoiam Soares ou seguem a sua convicção de que Alegre representa a esquerda socialista.
Perante esta escolha de muitos dos seus camaradas (entre eles estarão provavelmente dirigentes concelhios, distritais e nacionais) como irá o PS gerir o seu aparelho?
Face a este problema, podia esta eleição marcar o surgimento de uma inovação: as campanhas em comunidade. Ou seja, uma única organização de apoio aos dois candidatos.
Ao PS evitavam-se os problemas logísticos e incómodos éticos de terem apoiantes de Alegre a assistir às reuniões definidoras da estratégia do candidato Soares. Para estes dois antigos compagnons de route, daqueles que preferiram sempre errar com Sartre, e para os seus apoiantes, nada de mais natural poderia acontecer. Haveria também a vantagem de se coordenarem na agenda dos ataques a Cavaco - não é esse o objectivo principal das duas candidaturas?
Imaginem a força eleitoral que poderia ter a super alegre comunidade dos "Super Mario Brothers".

Os representantes da super alegre comunidade