5.10.05

Causas e efeitos

No clima neoliberal que tem inspirado as "políticas do défice zero", tem predominado a filosofia do Estado securitário, que reduz problemas sociais a casos de polícia, seleccionando como actores da insegurança precisamente as vítimas maiores das políticas neoliberais - os imigrantes ilegais e os "bairros étnicos"


O virar o bico ao prego parece ter-se tornado o desporto intelectual preferido em Portugal. Luis Fernandes diz que tem estado atento aos problemas dos bairros sociais nos ultimos quinze anos. A ser assim devia ter percebido algumas coisas:


  • Não ha nem houve nos ultimos trinta anos quaisquer politicas “neo-liberais” (seja la o que for o neoliberalismo) em Portugal;

  • A actual situação é isso sim, consequência das politicas socialistas e social-democratas ;

  • A filosofia de estado securitario não cabe em qualquer politica “neo-liberal”. Ja nas politicas socialistas...faz parte;

  • Os problemas dos imigrantes ilegais e dos “bairros étnicos” são um dos resultados visiveis do total falhanço das politicas sociais que de liberais não têm nada.


Como escreve o Henrique Raposo,

Não se tente inverter a lógica causa-efeito. O efeito hoje vivido tem a causa na social-democracia. O efeito hoje vivido não é um excerto liberal colocado no tronco social democrata.