13.9.05

Precisamos de samurais

O candidato do PS à Câmara de Lisboa, Manuel Maria Carrilho, prometeu hoje duplicar o orçamento aplicado pela autarquia nas escolas primárias e considerou este objectivo uma prioridade do seu programa para a capital.
(...)
O candidato socialista lamentou que do «actual orçamento de 803 milhões de euros apenas 0,8 por cento é usado na área das escolas» e acusou o executivo camarário de Carmona Rodrigues, que se candidata pelo PSD, de demonstrar «desprezo e desinteresse».
Infelizmente o cadidato não referiu onde pretende cortar despesas para financiar esta proposta. Afinal, José Sócrates provou que, em Portugal, eleições vencem-se com promessas de mais (não menos) despesa.

Esta mentalidade despesista não nasceu na classe politica. Ela é alimentada por uma sociedade que ignora os custos de tais promessas. Chega ao ponto de as exigir quando, dia após dia, pergunta "o que vai fazer o Estado para ajudar?". Claro que, depois, não deixa de se queixar do montante de impostos pagos...

Portugal só mudará de rumo quando a população exigir dos políticos menos promessas e mais integridade. Mas falta-lhes iniciativa. Falta-lhes acesso a informação fidedigna. Falta-lhes, sobretudo, exemplos de homens e mulheres que se mantêm fiéis aos seus princípios. Precisamos de samurais.