Bom líder, mau líder
11 de Setembro de 2001. Atentado terrorista em Nova Iorque (e Washington). Colapso das torres gémeas do World Trade Center. Milhares morrem. O mayor da cidade, Rudy Giuliani, é aclamado pela sua liderança na gestão da catástrofe.
29 e 30 de Agosto de 2005. Furacão Katrina atinge a costa dos Estados de Louisiana, Mississipi e Alabama. Colapso dos diques de protecção de cheias. Estima-se que milhares morreram. O mayor da cidade de Nova Orleães (Louisiana), Ray Nagin, decretou a sua evacuação no dia 28 de Agosto mas o uso de autocarros escolares foi insuficiente para transportar os milhares de cidadãos que não possuiam viatura própria. O pavilhão de desportos (Superdome) para onde muitos foram evacuados não foi suficientemente equipado com stocks de água e comida. O presidente dos EUA, George W. Bush, é criticado pela falta de liderança na gestão da catástrofe e acusado, por alguns, de racismo.
O facto do furacão Katrina ter espalhado destruição por vários estados americanos indica que se exigia elevada coordenação entre as autoridades locais, estaduais e federais. Verifica-se, a posteriori, que tal não aconteceu. Mas depois dos acontecimentos a crítica é sempre mais fácil...
Nota: sobre o alegado racismo de Bush convém transcrever as palavras de Lou Dobbs, jornalista da CNN:We should put in context, it seems to me also, that the city of New Orleans is 70% black, its mayor is black, its principal power structure is black, and if there is a failure to the black Americans, who live in poverty and in the city of New Orleans, those officials have to bear much of the responsibility.
por BrainstormZ @ 9/05/2005 06:02:00 da tarde
<< Blogue