Apesar de tudo...
o que a imprensa portuguesa nos quer fazer crer sobre o Katrina - de que o Bush está a sofrer a maior censura de sempre, que toda a gente o culpa pela assistência ineficaz na Louisiana, etc, etc, etc... -, parece que os americanos não têm exactamente a mesma opinião.
Assim, numa sondagem (que sabemos, valem o que valem) da CNN/USAToday/Gallup, que pode ser consultada na CNN e no Drudge Report, chegou-se aos seguntes resultados:
Culpados pelos problemas em Nova Orleães depois da passagem do Katrina
38% Não há ninguém a culpar
25% Autoridades estaduais e locais
18% Organismos federais
13% George Bush
6% Sem opinião
Desempenho das diversas autoridades na resposta ao desastre:
Bush
Muito bom: 10%
Bom: 25%
Nem bom, nem mau: 21%
Mau: 18%
Muito mau: 24%
Sem opinião: 2%
Agências federais:
Muito bom: 8%
Bom: 27%
Nem bom, nem mau: 20%
Mau: 20%
Muito mau: 22%
Sem opinião: 3%
Autoridades estaduais e locais:
Muito bom: 7%
Bom: 30%
Nem bom, nem mau: 23%
Mau: 20%
Muito mau: 15%
Sem opinião: 5%
Esta sondagem mostra que as críticas às respostas dadas pelos vários níveis de autoridades envolvidas estão bastante divididas, não sendo unânime aquela crítica a Bush que a nossa imprensa quer fazer crer. Mas, também o facto é que, em Portugal, a imprensa quase só ouve gente ligada ao partido democrata e cita os jornais que quiseram eleger Kerry.
Eu penso que ninguém, seja a que nível for, ficou muito bem nesta fotografia, mas pôr a culpa toda no Bush, só revela duas coisas: uma partidarite aguda a favor dos democratas ou, no estrangeiro, um anti-americanismo agudo e primitivo.
por Rui Oliveira @ 9/07/2005 10:48:00 da tarde
<< Blogue