Em tempos de guerra ao terrorismo
Nos EUA começa-se a debater a alteração do Patriot Act. Este surgiu em seguida aos ataques terroristas de 11 de Setembro, aumentando os poderes de investigação das agências de segurança. Na 2ª-feira, George Bush pediu ao Congresso que tornasse permanentes as medidas que tinham carácter temporário.
Um dos serviços que o estado deve prestar é o de manter a segurança dos seus cidadãos, assegurando-lhes uma vida pacífica, sem medo de serem coagidos por facínoras cujos argumentos passam pelo assassínio indiscriminado de civis.
Para assegurar os direitos e liberdades dos cidadãos das democracias ocidentais, os estados procuram aumentar a capacidade dos seus serviços em vigiar a sua vida, hábitos, comportamentos e ideias. Fazem-no através de legislação aprovada pelos representantes eleitos dos cidadãos. Como as actividades dos grupos terroristas não dão sinal de abrandar, os gestores dos serviços de vigilância (políticos eleitos e/ou funcionários de carreira) têm mais argumentos para demontrar a necessidade de tornar permanentes as concessões temporárias que os cidadãos fizeram, através de legislação aprovada.
Não consigo avaliar a relação entre estas concessões, que tendem a tornar-se permanentes, e a eficácia na captura de terroristas ou no frustar dos seus planos. Normalmente tratam-se de investigações e operações secretas, sendo que pouco é revelado sobre o modo como são conduzidas e os seus efeitos. Assumo que mais atentados poderiam ter ocorrido... Mas pode-se estar a criar, em nome da segurança, por vias legislativas e democráticas, um estado que actua como um Big Brother sempre presente e que a tudo tem acesso.
É sobre a defesa dos direitos e liberdades através sua própria perda concessionada que se deve debater. Parece-me que enquanto essa vigilância não interferir no dia a dia do cidadão comum, enquanto lhe é dito que assim se assegura a sua segurança, este não sentirá necessidade de se questionar sobre o assunto. Pode mesmo acontecer que o terror o faça apoiar o Big Brother.
por LA @ 7/13/2005 11:55:00 da manhã
<< Blogue