Concerto de Rui Veloso a 50 cêntimos
No passado fim-de-semana estive quase para ficar em Lisboa. Gosto da folia da noite de Santo António, especialmente em Alfama (parabéns pela vitória nas marchas).
Porém, acabei por aproveitar a oportunidade de um fim-de-semana de 4 dias e juntei-me à debandada geral para fora da capital portuguesa. Planeava uns dias de sol e descanso mas, felizmente, as expectativas foram superadas. Na noite de 12 de Junho assisti, por 50 cêntimos, ao concerto de um grande músico português: Rui Veloso... a dez metros de distância. Fogo de artifício incluído.
Na verdade, o concerto foi, para mim, gratuito. 50 cêntimos foi o custo da "imperial" vendida numa das tasquinhas do evento. Extraordinário, cerveja ao preço da chuva. Bom... mais barata que a chuva!
Ora, com estes preços, não foram, concerteza, as tasquinhas a pagar o cachet do músico. Em ano de eleições autárquicas a origem do financiamento não é surpresa. Esta é, em maior ou menor escala, uma prática generalizada em todos os concelhos de Portugal. Aliás, este tipo de desperdício não se restringe a anos de eleições.
Alguns dizem que, sem as câmaras municipais, os cidadãos dos concelhos mais pobres não teriam acesso a eventos desta qualidade. Pois, este lisboeta e muitos outros "estrangeiros" agradecem aos residentes que ficaram em casa...
Outros dizem, também, que esta é uma forma de incentivar esses "estrangeiros" a consumir mais no concelho, transmitindo riqueza para as empresas aí localizadas. Mas, usando o mesmo raciocínio, dado que Rui Veloso não é residente no concelho, o concerto foi um incentivo ao consumo deste na cidade do Porto!
Assim, só tenho de agradecer aos munícipes de... bom, adivinhem onde estive este fim-de-semana!
por BrainstormZ @ 6/15/2005 12:52:00 da tarde
<< Blogue