24.5.05

A proposta de Cadilhe

O ex-ministro das Finanças Miguel Cadilhe mostrou-se, esta segunda-feira, contra qualquer aumento de impostos para combater o défice público, mas admitiu a cobrança de portagens nas SCUT e de propinas no Ensino Superior.

(...)

Miguel Cadilhe apresentou uma proposta global de modernização da administração do Estado através de reformas estruturais, encerramento de serviços desnecessários, combate à burocracia e a gastos excessivos, e descentralização política, com criação de regiões administrativas e reforço dos poderes municipais.

«Não estou a falar de paninhos quentes. Estou a falar de panos frios. Isto tem de ser feito em dois/três anos, senão o momento político perde-se», frisou Miguel Cadilhe.


Estou globalmente de acordo com as proposta de Cadilhe (o que é, para mim, novidade) excepto quanto à criação de regiões administrativas. Quanto ao "reforço dos poderes municipais" apenas concordo se o "reforço" não se limitar à autonomia nas questões da despesa e incluir as fontes de receita. É absolutamente necessário responsabilizar os autarcas e os munícipes.