Ensino Superior
O Ministro Mariano Gago pretende acabar com os cursos que tenham menos de 20 alunos e diz que "nos próximos quatro anos não haverá a criação de mais nenhuma universidade, politécnico ou escola". Se essa "pretensão" se limitar ao Ensino Superio Público, nada tenho a objectar. Se pretender estender as limitações às restantes estaremos mais uma vez perante uma injustificável intromissão do Estado nas empresas privadas.
Há Universidades e cursos sem qualidade e sem saídas profissionais, não nego. Não cabe ao Estado impedir os estudantes de os frequentarem. Pode fazer estudos, publicar seriações, etc quem comparem a qualidade do ensino ou as perspectivas de emprego. Estas não devem, contudo, ter mais que um carácter informativo.
ADENDA:
Se os Ministérios da Educação ou do Ensino Superior quiserem conferir um "selo de qualidade" a alguns cursos e Universidades nada tenho a opor. Temos no entanto que ter em consideração que neste momento o Estado é árbitro e jogador neste mercado. O mesmo se coloca a ordens profissionais, associações empresariais, sindicatos, políticos, jogadores de futebol ou blogs. Estes poderão funcionar como uma garantia de qualidade para os alunos. Esta "certificação" não deve, repito, ser exclusiva de uma entidade nem obrigatória.
por Miguel Noronha @ 5/06/2005 12:11:00 da tarde
<< Blogue