22.4.05

“Se a Igreja não se modernizar está condenada a desaparecer !” (Case Study)

  • Contracepção: Desde os anos 30 que a ECUSA considera a contracepção moralmente legítima.

  • Aborto: A ECUSA ensina que uma mulher pode "em situações extremas" legitimamente e em consciência abortar interromper a gravidez. A ECUSA opõe-se a qualquer lei que impeça uma mulher de 'interromper a gravidez'

  • Ordenação de mulheres: a ECUSA permite a ordenação de mulheres (diáconos, pastores ou bispos) e tem uma política de 'paridade' e de 'discriminação positiva' no que diz respeito aos órgãos da Igreja.

  • Homossexualidade, uniões homossexuais e ordenação de homossexuais: Em 2003, a ECUSA nomeou bispo V. Gene Robinson. Este senhor é casado e Pai de duas filhas. Há alguns anos o senhor abandonou a família e foi viver com outro sinhor com quem mantém uma relação não platónica. Neste documento são listadas as sucessivas decisões da ECUSA sobre esta matéria.

  • Em geral, as questões doutrinais deste tipo são definidas democraticamente em assembleias ou comissões representativas. Numa primeira fase, permitem-se excepções locais à modernização. Depois proibem-se as excepções Fonte).
Graças a todo este esforço de modernização e adaptação aos tempos modernos, e de acordo com os próprios números fornecidos pela ECUSA, os fiéis desta Igreja diminuiram cerca de 30%/40% entre 1966 e 2002, atingindo neste último ano cerca de 2,3 milhões de membros.

De acordo com algumas fontes, na sequência da ordenação de V. Gene Robinson, a ECUSA terá perdido cerca de 500 mil membros (dado não confirmado pela ECUSA).

Entretanto, a Igreja Anglcana da Nigéria, que não se modernizou, acabou de anunciar a formação do "ministry of the Church of Nigeria in America". O objectivo é seguinte: "not to challenge or intervene in the churches of ECUSA and the Anglican Church of Canada but rather to provide safe harbour for those who can no longer find their spiritual home in those churches."

CONCLUSÃO: A ECUSA precisa de se tornar ainda mais moderna !