22.4.05

Anti-burocrata é o novo burocrata socialista

O Conselho de Ministros aprova hoje uma resolução que estabelece o regime da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico (UCPT), cumprindo assim a promessa eleitoral assumida por José Sócrates de convocar o tecido económico e empresarial e o sistema educativo para o desenvolvimento científico e tecnológico, para a inovação e para qualificação profissional dos portugueses.

A nova unidade funcionará na dependência do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e será liderada por José Tavares, um jovem académico que trabalhará com uma equipa flexível não superior a 14 elementos e que terá como principal missão coordenar as acções dos diferentes ministérios.
(...)
A UCPT terá como missão facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que adoptem novas tecnologias e produtos, bem como a transferência de conhecimentos científicos e de capacidades tecnológicas para o sector empresarial.

(in Diário de Notícias)

Mais um programa socialista de planeamento do mercado. "Medidas avulsas com forte recorte mediático" de "características perversas", acertadas caracterizações dos blasfemos rui a. e LR.

E, por estranho que pareça, a solução mais eficiente até estava nas mãos do novo burocrata, José Tavares. Bastava lerem o paper "Firms, Financial Markets and the Law: Institutions and Economic Growth in Portugal" (pdf) do, até ontem, docente da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa:
The high growth impact per reform effort required suggests that institutional reform is sufficient to bring Portuguese economic growth to substantially higher levels.
Pois, a chave do crescimento económico está na redução da burocracia, não na sua expansão...