Tudo menos acabar com a PAC...
Numa demonstração do seu "espírito humanista" Jacques Chirac propôs um "imposto internacional de solidariedade" para combater as epidemias em África.
Duvido da bondade das suas intenções. Chirac sabe que uma proposta deste género está condenada ao fracasso. É demagogia pura.
Se Chirac estivesse realmente apostado em acabar com a fome e a doença em África proporia o fim da Política Agricola Comum e a eliminação das barreiras alfandegárias da UE que proibem os países africanos de exportar a preços competitivos os seus produtos para a Europa.
Teria ainda assim de enfrentar uma grande vaga de contestação interna. Teria de explicar aos agricultores franceses (que são os maiores beneficiários da PAC) que daí para a frente deixaria de ter subsídios para produzir, para não produzir, para armazenar os seus excendentes, para exportar os seus excendentes, etc.
Nota: Segundo o DD esta proposta é também apoiada pela Espanha, Alemanha, Brasil e Chile. Não me admirava se o nosso PM e/ou o nosso PR (especialmente este) viessam dar o apoio português a esta medida.
por Miguel Noronha @ 3/28/2005 12:33:00 da tarde
<< Blogue