1.10.06

Ilegalidades...

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, acusou o delegado da Polícia Federal Edmilson Bruno de ter divulgado fotos do dinheiro apreendido com petistas que comprariam um dossiê contra tucanos por estar "a serviço do PSDB", "para perturbar um processo eleitoral que eles consideram perdido".
(...)
Sem citar fontes, Tarso garantiu que tinha informações seguras de que Bruno chamou cinco jornalistas para oferecer as imagens, dizendo que elas serviriam para "arrebentar com o Lula e o PT". Tarso também acusou o policial de ter feito a encenação de que registraria a ocorrência de furto do CD com as fotos do dinheiro. "É duplo delito registrar falso boletim de ocorrência e vazar documento de um processo que está em segredo de Justiça", comentou o ministro.
(...)
Segundo Tarso, o governo interpreta a divulgação das imagens como ação política da oposição, chefiada pelo PSDB, "que vinha reiteradamente requisitando a apresentação das fotos, mesmo sabendo que isso era ilegal".
(...)
Perguntado sobre o motivo de o governo estar tão incomodado com a publicação das imagens do dinheiro, o ministro destacou duas razões. A primeira é a ilegalidade e a segunda é o uso político que as imagens podem ter antes de o caso ser esclarecido.

(via G1)

O Delegado Bruno agiu bem divulgando informações de maneira ilegal (caso tenha sido realmente isso)? Não. Mas que o atual governo reclame de "ilegalidade" é risível.

Essas imagens podem influenciar a eleição? A princípio, sim. Mas é difícil. Se o presidente da Silva CONFESSOU práticas ILEGAIS que o levaram ao poder na eleição anterior (porque "todo mundo faz" - bela justificativa!) e nem isso influenciou a opinião pública, se todas as denúncias recentes a respeito do dossiê tampouco influenciaram... então não se pode esperar muito de um povo que apresenta alta tolerância à corrupção e isso terminará se refletindo no desenvolvimento econômico e social do país.

Mas, mesmo assim, as razões que levaram à divulgação de tais imagens devem ser apuradas. Caso se chegue a uma conclusão, aí sim pode-se dizer se o delegado agiu ou não motivado politicamente e podem ser tomadas as medidas cabíveis. Acusá-lo de estar "a serviço" do PSDB, sem provas, também é uma ação ilegal.