1.9.06

Arrastão em Nova Orleães?

  1. 200 mil pessoas não conseguiram voltar para casa. Provavelmente porque ficaram sem casa e/ou as infraestruras básicas ainda não foram totalmente reparadas. Uma cidade não se (re)constrói num ano.

  2. Mais de 100 mil proprietários da Louisiana ainda esperam pela assistência do programa Community Development Block Grant. Tratando-se de impostos de cidadãos americanos que escolheram viver em locais mais seguros, considerem-se tais proprietários afortunados por, eventualmente, acabarem por receber qualquer quantia.

  3. As rendas de casa aumentaram 39%. Oferta e procura: menos casas, maiores rendas!

  4. A Câmara diz que a cidade tem metade do tamanho de antes do Katrina - cerca de 225.000 pessoas. Os Correios dizem que apenas 170.000 pessoas voltaram para a cidade e 400.000 não regressaram à área metropolitana. Rever pontos 1. e 2. Além disso, é natural que muitas pessoas não queiram voltar a arriscar viver numa zona potencialmente perigosa.

  5. O sistema de distribuição de água local tem que bombear mais de 130 milhões de galões de água para que 50 milhões cheguem às pessoas. O resto perde-se. Volto a afirmar: uma cidade não se (re)constrói num ano.

  6. Apenas metade das casas de Nova Orleães tem electricidade. Rever ponto anterior.

  7. A Entergy New Orleans está falida e pede um aumento de tarifas de 25% enquanto a sua empresa-mãe, a Entergy Corporation, anunciou lucros de 282 milhões de dólares no ano passado. Trata-se de saber quem paga os custos de reconstrução. Devem os cidadãos americanos que escolheram viver em locais mais seguros pagar tarifas mais altas para financiar quem decidiu viver em Nova Orleães?

  8. Metade dos hospitais ainda está fechada. Menos clientes, menos profissionais e ineficientes infraestruturas básicas.

  9. Dos 630 mil trabalhadores na área metropolitana de Nova Orleães restam pouco mais de 400 mil. Provavelmente porque muitas empresas decidiram deslocalizar-se para localidades com melhores infraestruturas, maior número de clientes/km2 e menor probabilidade de ocorrência de danos materiais e humanos.

  10. Um em quatro dos trabalhadores deslocados ainda está desempregado. Rever ponto anterior.

  11. O sistema público de transportes emprega hoje metade dos trabalhadores. Menos clientes???

  12. 56 mil estudantes estavam matriculados em mais de 100 escolas públicas de Nova Orleães. Para este ano académico as estimativas variam de 22 mil a 34 mil. Rever ponto 1. e 2.
Já agora, caro Daniel Oliveira, qual seria, na sua opinião, o “The portuguese way”?