25.6.06

A extrema esquerda e a manipulação da informação

O documentário da televisão australiana, que serviu de pretexto para fazer cair o governo de Timor, é uma peça brilhante. Não prova rigorosamente nada e começa com uma frase genial: "o primeiro-ministro de Timor, Mario Alkatiri, é um terrorista, comunista e muçulmano".

Ora, e independentemente da qualidade e objectivos do documentário, quem se der ao trabalho de efectivamente ouvir o seu ínicio facilmente constatará que a citação truncada por NRA distorce em absoluto o significado do que é dito (transcrição aqui):

Alkatiri is a terrorist, a communist, a Muslim, say the men at this rally up in the hills to Foreign Minister Ramos Horta. The rumours about Dr Alkatiri are many and wild. But evidence is thin on the ground. [destaque meu]

Vindo da extrema esquerda, este tipo de distorções não é propriamente surpreendente mas não deixa de ser lamentável. E fica como mais um aviso para que nunca se caia no erro de atribuir credibilidade a quem é incapaz de se exprimir num registo não propagandístico.