A responsabilidade das politicas neo-liberais dos governos de direita
Há uns dias, num dos jornais televisivos fazia-se a comparação dos preços, em Portugal e Espanha (ao público, com todos os impostos incluidos), de três tipos de automóveis. Um repórter lá, outro cá. Se não me falha a memória, o primeiro (um Seat Ibiza) custa em Portugal cerca de 24.500 Euros e em Espanha cerca de 18.000 Euros , no segundo, um utilitário, os preços são respectivamente cerca de 12.500 Euros e 8.700 Euros, no terceiro (um Audi A4), 62.000 Euros e 42.000 Euros. Só que isto é só parte da estória###.
Quando as empresas portuguesas adquirem uma viatura comercial, podem deduzir o IVA. Pagam-no ao vendedor e deduzem-no na seguinte entrega de IVA recebido. Deduzem a totalidade de uma vez só, se pagarem a viatura a pronto. No caso do leasing (por ex) deduzem o imposto pago nas rendas mensais. Só nas viaturas comerciais. Nos automóveis de passageiros (turismo), nada é dedutível, pagam a Tributação Autónoma que varia entre 5% a 15% do valor da viatura e se esse valor for superior a 30.000 Euros, o remanescente acresce à matéria colectável sujeita a IRC– mais as outras taxas todas, tributações, etc.
Em Espanha, o IVA suportado pelas empresas na compra de qualquer viatura é dedutível. Ou seja, no caso das empresas, a diferença não é a noticiada pelos repórteres. Em Espanha Audi A4 custaria - 36.200 Euros, o Ibiza -15.500 Euros e o outro (não recordo do modelo) – 7.500 Euros.
Devem as empresas fazer mais que a “mera complementaridade das políticas públicas”? Por alma de quem?
Convém dizer que o preço base (recebido pelo vendedor) é ligeiramente mais baixo em Portugal, a diferença é toda entregue ao estado.
por Helder Ferreira @ 5/31/2006 11:46:00 da tarde
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