Deus Caritas Est
O texto da 1ª Encíclica de Bento XVI encontra-se disponível aqui, também em Português.
Os serviços da sala de imprensa do Vaticano disponibilizaram uma curta síntese da Encíclica em língua italiana.
Apesar de não ter lido ainda o texto todo, destaco aqui umas poucas linhas (não representativas da Encíclica) que têm a ver com o papel do Estado no combate à pobreza:###a norma fundamental do Estado deve ser a prossecução da justiça e... a finalidade de uma justa ordem social é garantir a cada um, no respeito do princípio da subsidiariedade, a própria parte nos bens comuns. Isto mesmo sempre o têm sublinhado a doutrina cristã sobre o Estado e a doutrina social da Igreja...
...Um Estado, que queira prover a tudo e tudo açambarque, torna-se no fim de contas uma instância burocrática, que não pode assegurar o essencial de que o homem sofredor...tem necessidade: a amorosa dedicação pessoal. Não precisamos de um Estado que regule e domine tudo, mas de um Estado que generosamente reconheça e apoie, segundo o princípio de subsidiariedade, as iniciativas que nascem das diversas forças sociais e conjugam espontaneidade e proximidade aos homens carecidos de ajuda.
...Este amor não oferece aos homens apenas uma ajuda material, mas também refrigério e cuidado para a alma — ajuda esta muitas vezes mais necessária que o apoio material.
A afirmação de que as estruturas justas tornariam supérfluas as obras de caridade esconde, de facto, uma concepção materialista do homem: o preconceito segundo o qual o homem viveria « só de pão » (Mt 4, 4; cf. Dt 8, 3) — convicção que humilha o homem e ignora precisamente aquilo que é mais especificamente humano.
por Joao @ 1/25/2006 12:45:00 da tarde
<< Blogue