15.11.05

Wir haben Koalition

Example
E lá foi votada, pelos partidos constituintes, a Grande Coligação governamental na Alemanha. Para finalizar o processo, o Bundestag terá de dar o seu voto favorável, o que irá acontecer a 22 de Novembro.
Para já, o programa da coligação já começou a ser criticado por conta das medidas já conhecidas: o IVA será aumentado em 3% (passando para 19%), aumentam também os impostos para os rendimentos mais altos (acima de 250.000 euros) e a idade de reforma irá subir dos 65 para os 67 anos.
De facto, não parece que a coligação vá quebrar o ciclo de políticas de levou ao estado actual do país, onde o desemprego atingiu níveis muito elevados. Se nada mudar, a contestação pode levar a que cada partido coligado comece a pensar se não será boa ideia voltar às urnas. A questão é saber se os eleitores alemães estarão então dispostos a alterar o rumo das políticas que suportam a famosa economia social de mercado (como a rigidez do mercado laboral) e que criaram o estado actual de problemas - até agora, parece que não.