Democracy must be something more than two wolves and a sheep voting on what to have for dinner. - James Bovard
7.7.05
Londres já viu muito pior
A cidade de Londres sobreviveu com galhardia ao blitz, em 1940; ultrapassará sem grande dificuldade os problemas causados pelo terrorismo islâmico:
Veremos se o que resta das old liberties of the land sobreviverá igualmente à fúria reguladora do New Labour, que certamente aproveitará o "aumento do risco" para passar nova e perigosa legislação.
A insegurança favoreceu sempre a expansão dos poderes públicos. Os principais conflitos do séc. XX conferiram um substancial impulso ao abuso do poder de despesa e tributação por parte dos Estados—os grandes aumentos de impostos vieram com as guerras. Justificados como medidas "temporárias" e "excepcionais", uma vez aprovadas, tornaram-se quase sempre permanentes. Desde o início do séc. XX que raramente, se alguma vez, o fim de um grave conflito permitiu a recuperação das liberdades temporariamente limitadas em nome da defesa e da segurança.
Por isso não ficaria surpreendido se nos próximos tempos o governo trabalhista aprovasse, em nome da segurança, mais restrições arbitrárias à liberdade de circulação, mais video-vigilância nos espaços públicos, menor exigência nos fundamentos necessários à detenção e aos inquéritos policiais, ou um alargamento dos "métodos aceitáveis de obtenção de confissões". Tais medidas aumentarão o despotismo dos burocratas—esse enorme exército de "pequenos tiranos" encarregues de exercer o poder por delegação.
O terrorismo pode ser uma ameaça muito conveniente.
<< Blogue