O Egoismo
A proposito desta e desta posta.
Egoismo é uma das palavras mais abastardadas que existe, pois do significado defender o seu proprio interesse passou a entender-se defender o seu proprio interesse à custa/apesar do interesse dos outros ou do interesse colectivo. Significado este que pressupõe (erradamente em meu entender) que os interesses individuais são de soma nula. Para que o segundo significado estivesse correcto o egoista teria que ser absolutamente independente de todos os outros, o que obviamente não é, i.e. ao ser egoista comprometeria o seu proprio interesse logo de acordo com qualquer dos significados da palavra não seria egoista. Otario, burro, imbecil seriam palavras mais adequadas. Daqui, o problema que existe e a que o Manuel chama egoismo, é o hedonismo, o relativismo moral, a ideia de que não ha valores absolutos e até um certo nihilismo. O estar-se nas tintas para isto ou para aquilo. Nada disto tem que ver com o egoismo.
Numa familia minimamente funcional o interesse egoista de cada um dos elementos obrigatoriamente beneficia toda a familia. Ou seja, um pai/mãe ao proteger o interesse do(s) filho(s) é egoista: “O meu filho”, “O meu marido”, “A minha mulher”, “A minha familia.”; contribuindo para um “interesse colectivo” bem definido, egoista e voluntario.
Um empresario que inicie um negocio, não o faz a pensar em qualquer interesse colectivo (e se o fizesse seria meio caminho para fechar a porta), fa-lo por puro interesse proprio (egoista ) e caso seja bem sucedido contribui para o bem estar colectivo – mais empregos, mais impostos, produtos melhores/mais baratos, etc.
Ao assinar um contrato, nenhuma das partes esta (ou deve estar) preocupada com o interesse da outra. O que é certo é que se cada uma defender o seu proprio interesse, o resultado final não é de soma nula.
Outros exemplos nos pontos 1 a 3 do post do João Miranda. O que não é possivel é conceber sequer que as pessoas defendam outros interesses que não os seus- entendido o egoismo desta maneira- resultando dai qualquer coisa de bom. Se este conceito de egoismo não for pacifico, por favor arranjem outra palavra. Ou o que é defender o interesse proprio sem estar preocupado com o interesse de terceiros, mas nunca à custa destes?
Nota: Manuel, nenhum liberal dos que ha por ai quer acabar com o Estado e acha que este não serve para nada, mas isso é outra discussão e muito mais facil.
Nota 2: O altruismo é uma palhaçada, a não ser que seja egoista, de outro modo não passa de ma-consciência ou obrigação moral.
por Helder Ferreira @ 6/26/2005 01:30:00 da manhã
<< Blogue