As greves
Isto ja vai tarde, mas pronto, que se lixe.
Por principio e formação nunca fiz nem faria greve. Quem esta mal mude-se. Dito isto, custa-me um bocado a perceber que se peça aos professores que façam greve (um direito que têm e deve manter-se) sem prejudicar os exames dos alunos.
Num pais em que o mal esta nas estruturas culpam-se as pessoas individualmente pelo mau funcionamento do sistema, quando a unica responsabilidade que têm é da cegueira. São condicionadas à mediocridade pela estrutura*, agradecem e pedem mais.
1. Os sindicatos deviam assumir desde o inicio que o objectivo era prejudicar o calendario normal dos exames e no que me diz respeito muito bem, senão a greve seria perfeitamente inutil;
2. Não ha almoços gratis. Querem fazer greves, façam mas não se chorem e não tenham medo das consequências, porque senão mais vale estarem quietos. Como diria o “Casal”: “aguente-se!”;
3. Com motivos para estarem em greve permanente ( alguns andam ha quase vinte anos a saltitar de Tras-os Montes para o Alentejo, a correr de concurso em concurso e a não conseguir colocação) decidem fazê-lo ao ser posto em causa um sistema de promoções que é no minimo uma filha da putice para quem trabalha e um premio para os piores;
4. Como outras corporações, imputam a responsabilidade dos problemas da educação e deles proprios aos Governos e ao Estado e não concluem nada dai.
Quem acha que o dever dos professores é defender os direitos dos alunos e que é sequer possivel tal coisa não se põe no lugar deles. O unico dever que têm é defender os seus proprios interesses, que é precisamente o que não fazem ao pactuarem com um sistema corrompido, prepotente e falido e ao permitirem que sejam os piores, os unicos que são recompensados. Um professor dedicado e com qualidade não pode sujeitar-se a ser confundido com outros que não valem a palha que comem.Como qualquer profissional que se preze.
*a proposito disto, ou seja, “structure produces behaviour”, aconselho o “Beer Game”. Tem a versão politicamente correcta chamada “Tea Game”.
por Helder Ferreira @ 6/24/2005 12:58:00 da manhã
<< Blogue