As razões de Estaline
Por mais que leia sobre o assunto, nunca percebi o que levou Estaline a virar-se contra Hitler. Se a traição por este cometida ou o facto de o líder soviético ter percebido que as contas de divisão do leste europeu lhe tinham saído furadas.
Um dado é certo, não foi a monstruosidade de Hitler que terá levado Estaline a invadir a Europa. Por serem feitos da mesma massa, Estaline terá sido o primeiro a compreender o chanceler alemão e viu nele a oportunidade de finalmente levar a Rússia para o centro da Europa, fazendo fronteira com a Alemanha. O que Estaline não esperava era a reacção apaixonada (e algo louca) de Hitler. Estaline, que era frio e racional, deve ter encarado o ataque alemão à Rússia não apenas como uma traição, mas também uma aventura que o ia obrigar a esforçar-se mais pelo objectivo a que se proponha: Subjugar o Leste da Europa. Em vez de o conseguir em 1940, teve de esperar até ao final da década.
Morreram mais soldados soviéticos que aliados. Ninguém nega essa evidência. Sucede que, enquanto os últimos libertavam, os primeiros morriam devido aos erros de cálculo de Estaline (que se aliou a Hitler) e à vontade imperial do regime soviético em se expandir e esmagar a Europa.
Será isto libertar?
por André Abrantes Amaral @ 5/10/2005 01:53:00 da tarde
<< Blogue