10.3.05

Luciano Amaral no DN: “E se Bush afinal sempre tivesse tido razão?”

"...O interesse da pergunta não está propriamente na sua formulação mas antes em quem a formula. Quem o faz são alguns dos que mais contribuiram para definir a imagem de Bush como um texano tóxico e simiesco, espécie de versão idiotizada de Hitler. A causa próxima desta revisão é o movimento de aparente transformação democrática do Médio Oriente.

Depois de depor duas das mais repugnantes ditaduras do mundo, a dos Taliban do Afeganistão e a de Saddam no Iraque, o cretino de Washington criou condições para a realização de eleições razoavelmente livres nos dois países. Com ondas de choque...no Líbano. Mais, duas outras duradouras ditaduras da região, a Arábia Saudita e o Egipto, também parecem ter subitamente descoberto algumas virtudes (limitadas, é certo) nos papelinhos com cruzes...e pela primeira vez na história local, israelitas e palestinianos aparentam empenhar-se seriamente na resolução do seu eterno conflito.

Continuam, naturalmente, a existir muitos que recusam qualquer ligação entre tais coisas. Fazem parte de uma longa tradição de negadores da realidade, como aqueles para quem a queda da URSS e a democratização da Europa de Leste nada deveram a outro tonto recém-falecido, Ronald Reagan....."