Conceitos...
A jornalista italiana Giuliana Sgrena, raptada a 4 de Fevereiro no Iraque, foi libertada hoje. Ao que parece, a caravana automóvel que a levada foi atacada por engano por um blindado americano. A jornalista Teresa Canto de Noronha, ao relatar estes acontecimentos, na SIC-N, disse a certa altura que a jornalista que escreve para um jornal de esquerda, Il Manifesto, sempre se tinha oposto à intervenção militar contra o Iraque, pelo que o seu rapto não fazia sentido (embora ressalvando logo a seguir que nenhum rapto fazia sentido) porque ela "sempre defendeu os interesses do povo iraquiano".
Que formulação extraordinária! Não conhecendo eu tudo o que a jornalista escreveu sobre o assunto, fico com a ideia de que o facto de ela se ter oposto à intervenção militar contra Saddam é defender os interesses iraquianos.
É só pena que os iraquianos não comunguem desta opinião, como se viu com as eleições de 30 de Janeiro (o que também se compreende, afinal Saddam eliminava dezenas de milhares de pessoas por ano).
Enfim. Há ideias que custam a passar.
por Rui Oliveira @ 3/04/2005 07:40:00 da tarde
<< Blogue