3.3.06

Alguem me pode dizer...

O atentado contra o papa João Paulo II foi ordenado pelo ex-líder soviético Leonid Brejnev e organizado pelos serviços militares soviéticos. Esta é a conclusão da comissão parlamentar italiana encarregada de investigar as actividades soviéticas em Itália durante a Guerra Fria.

A comissão trabalhou principalmente com base em documentos de Vassili Mitrokhine, um antigo agente do KGB (serviços secretos soviéticos) que se "converteu" ao ocidente no início dos anos 90.

Mas o presidente da comissão parlamentar, o senador Paolo Guzzanticita, cita também o juiz antiterrorista francês Jean-Louis Bruguière, que lhe teria confiado em Outubro de 2004 a sua convicção de que o atentado cometido por Ali Agca contra o Papa, em 13 de Maio de 1981, fora obra do GRU, os serviços de informações do exército soviético.
Obviamente que a acusação já foi negada. Mesmo assim não me deixo de interrogar o que será uma ofensa mais grave: uns cartoons sobre o profeta de uma religião ou a tentativa de assassinato do representante máximo na terra de uma outra religião?